Onde se esconder (e o que fazer) se explodir uma bomba nuclear perto de onde você vive.

silvio|2018-03-29

Onde se esconder (e o que fazer) se explodir uma bomba nuclear perto de onde você vive.

Você saberá que uma bomba nuclear foi detonada perto de onde mora se de repente ver um lampejo de luz branca e brilhante, que poderia te cegar durante alguns segundos se estiver a 80 quilômetros ou menos da zona zero. Se essa cegueira desaparecer e conseguir ver com normalidade (e não sentir uma paz e calma repentina emoticom), quer dizer que continua com vida. Outros sinais de que uma explosão nuclear aconteceu perto de onde se encontra são as queimaduras de primeiro a terceiro grau, que se desenvolvem se estiver a menos de 16 quilômetros de distância. O melhor sinal é, por suposto, quando você vê uma nuvem com forma de cogumelo no horizonte.

Michael Dillon, um pesquisador do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, recomenda que s pessoas busquem refúgio tão logo percebam o que aconteceu, com a finalidade de escapar da chuva radioativa (a queda de partículas radioativas da atmosfera, procedentes de uma explosão nuclear). Em seu estudo, publicado no relatório Proceedings of the Royal Society A: Mathematical, Physical and Engineering Sciences, Dillon recomenda esconder-se dentro de um recinto com o material de construção mais denso possível. Quanto mais grossas sejam suas paredes, melhor.

Como seria a divisão política atual da Pangeia? Veja.

Uma das teorias mais conhecidas sobre a formação geográfica de nosso planeta é o de Pangeia, termo derivado das palavras em grego antigo para "tudo" e "terra". Pangeia, neste sentido, alude à massa terrestre única que em algum momento da história geológica do planeta formaram os territórios que agora chamamos continentes. Alfred Wegener, o autor desta teoria, foi o primeiro cientista moderno em propor a ideia do movimento dos continentes, nas primeiras décadas do século XX, com verdadeira rejeição por parte de alguns contemporâneos seus, mas a partir da qual e com apoio de evidência deu lugar ao conceito de Pangeia.

Mas como seria o mundo se as massas continentais não tivesse se deslocado e tudo fizesse parte da mesma superfície terrestre, individida, única? Essa foi a pergunta que fizeram um usuário do Reddit, cartógrafo amador, que sobrepôs a divisão atual não de continentes, senão de países, a um mapa hipotético de Pangeia.

Com esta carta é um pouco mais simples entender a ideia de Pangeia, mas sobretudo nos apresenta um estimulante para nossa imaginação, um despertador de perguntas sobre como seria nossa realidade -social, política, natural, cultural– se, como aqui acontece, os Estados Unidos estivesse tão para perto dos países africanos, se os estados do Paraná, São Paulo e Rio compartilhassem fronteira com Angola, se Austrália e o Tibet fossem vizinhos... Como seria esta realidade?

Aproveitar A Vida É Simples

Aproveitar a vida é muito simples, as pessoas é que complicam e perdem tempo com problemas muitas vezes fáceis de resolver. 
Aproveitar a vida é só fazer o que se deseja, o que sente vontade, mas é claro que dentro de seus limites, respeitando os outros também. 
É fazer o que quer, mesmo que depois, só depois, se aperceba que estava errado. Pois aproveitar é também errar e aprender com isso. Se preocupe menos e aproveite mais!